PesquisarOportunidadesEventosSobre a C&Hubs
C&
Revistas
Projetos
Educação
Comunidade
Exposição

Torcer, amarrar e pender

Online27 Junho 2025 - 16 Agosto 2025
Torcer, amarrar e pender

Torcer, amarrar e pender

A Kunsthalle Lissabon apresenta Torcer, amarrar e pender, a primeira exposição individual em Portugal de Sonia Gomes, uma das vozes mais relevantes da arte contemporânea brasileira. Através de uma prática baseada em têxteis, Gomes resgata materiais negligenciados, transformando-os em recipientes de memória, resistência e cuidado. A sua obra é um gesto radical de reconstrução de vidas, vozes, histórias e tradições através do tecido.

O título da exposição, Torcer, amarrar e pender, condensa os gestos que atravessam a obra de Gomes, tanto em termos materiais quanto simbólicos. São ações que remetem ao modo como a artista transforma tecidos em esculturas orgânicas, mas também ao entrelaçamento de histórias, afetos e redes de apoio que sustentam o seu trabalho. Em algumas obras, cordas torcidas sustentam volumes suspensos que desafiam a gravidade, enquanto tecidos amarrados em tensão criam formas que oscilam entre abrigo e exposição. Esses gestos, alimentados por doações de roupas e outros têxteis por pessoas de diferentes origens, tornam-se parte de uma narrativa maior, tecida coletivamente.

Torcer, amarrar e pender reúne uma seleção de trabalhos recentes da artista, oferecendo uma oportunidade única de entrar em contato com a abordagem expansiva de Gomes à forma e à narrativa e abrindo uma janela para o seu processo de trabalho, no qual o objeto final é inseparável dos gestos, experiências e comunidades que o compõem.

Kunsthalle Lissabon

R. José Sobral Cid 9E

1900-289 Lisboa, Portugal

Visitação: de quinta-feira a Sábado das 15h às 19h.

www.kunsthalle-lissabon.org

Mais artigos de

A body covered in white flowers lies on rocky ground.

Ana Mendieta

Tate Modern
15 de jul. de 2026–17 de jan. de 2027
Beyond Representation

Beyond Representation

Pérez Art Museum Miami
7 de dez. de 2023–31 de dez. de 2026
Diverse work uniforms displayed on stands in a bright room with large windows.

Dignidade e luta: Laudelina de Campos Mello

Instituto Moreira Salles
16 de mai.–22 de nov. de 2026
C& CYCLOPEDIA