PesquisarOportunidadesEventosSobre a C&Hubs
C&
Revistas
Projetos
Education
Comunidade
Event

Presença e práticas de mulheres na arte contemporânea

Presença e práticas de mulheres na arte contemporânea

Presença e práticas de mulheres na arte contemporânea

Nos dias 9, 16, 23 e 30 de agosto (quartas-feiras), das 19h às 20h30, o IMS Paulista o ciclo de conversas Presença e práticas de mulheres na arte contemporânea, no qual pesquisadoras e curadoras abordarão temas relacionados às produções artísticas e críticas de mulheres na década de 1970.

Promovido pela Área de Educação do IMS, em parceria com o Ateliê397, o ciclo tratará de questões de gênero, linguagens artísticas e diferentes contextos geográficos, além de suas repercussões na arte contemporânea. Todos os debates do ciclo acontecem no Espaço de Convivência, no 9° andar do IMS Paulista, e têm entrada gratuita, com distribuição de senhas 30 minutos antes. saiba mais

Programação:

O primeiro bate-papo, no dia 9/8, será com a curadora Talita Trizoli, mediado pela educadora Tania Rivitti. A partir da agenda feminista de segunda onda da década de 1970, serão abordados os pontos de atrito e as porosidades entre o contexto internacional e as artistas brasileiras neste período.

Já o segundo encontro (16/8), tratará da representação do corpo feminino na produção de mulheres dos anos 1970. A conversa será com Sônia Salzstein, curadora da mostra de Iole de Freitas, e a educadora Bruna Fernanda, responsável pela mediação.

O evento continua no dia 23/8 com uma conversa sobre a obra da artista Maria Lídia Magliani, conduzida pela educadora e pesquisadora Cristiane Alves Avelar e mediada por Sophia Faustino, pesquisadora e escritora. As duas tratarão da produção de Magliani por uma perspectiva interseccional, abordando como as redes de afeto e solidariedade possibilitam uma elaboração histórica das categorias de gênero, raça e classe.

O ciclo encerra em 30/8, com a fala da crítica de arte e curadora Thais Rivitti, mediada pela jornalista Karina Sérgio Gomes. A conversa tratará do uso da fotografia e do vídeo, além do próprio corpo como suporte, por criadoras ao longo da década de 1970.

Entrada gratuita

Lugares limitados.

Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.

Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

IMS Paulista

Espaço de convivência - 9º andar

Avenida Paulista, 2424

São Paulo/SP, Brasil

ims.com.br

Mais artigos de

Nigerian Modernism – Group Show

Nigerian Modernism – Group Show

London
Oct 8, 2025–May 10, 2026
Roméo Mivekannin: Correspondances

Roméo Mivekannin: Correspondances

Antananarivo
Oct 2, 2025–Mar 21, 2026
The Writing’s on the Wall (TWTW)

The Writing’s on the Wall (TWTW)

Tamale
Sep 13, 2025–Mar 14, 2026
Seydou Keïta: A Tactile Lens

Seydou Keïta: A Tactile Lens

New York
Oct 10, 2025–Mar 8, 2026
Tesfaye Urgessa: Roots of Resilience

Tesfaye Urgessa: Roots of Resilience

Norwich
Sep 20, 2025–Feb 15, 2026