PesquisarOportunidadesEventosSobre a C&Hubs
C&
Revistas
Projetos
Education
Comunidade
Event

Lélia em nós: festas populares e amefricanidade

Lélia em nós: festas populares e amefricanidade

Lélia em nós: festas populares e amefricanidade

O Sesc Vila Mariana apresenta a exposição Lélia em nós: festas populares e amefricanidade, inspirada no pensamento da antropóloga, historiadora e filósofa brasileira Lélia Gonzalez (1935 – 1994), um dos nomes mais importantes do pensamento antirracista brasileiro. A mostra acompanha o relançamento do livro Festas populares no Brasil pela Editora Boitempo, 30 anos após a morte da pensadora, e revela uma faceta menos conhecida do trabalho da pesquisadora.

Para a curadoria, foram convidadas Glaucea Britto e Raquel Barreto que, por meio de um recorte que traz destaque para as festas e tradições afro-brasileiras, selecionaram artistas e obras históricas e contemporâneas, em diálogo com o pensamento da autora, que cunhou o termo ‘amefricanidade’. A expressão, que compõe o nome da mostra, busca uma compreensão mais ampla sobre as influências da cultura de povos africanos sobre o povo brasileiro.

As curadoras também reforçam a ideia de Lélia de que as festas e tradições são vistas como dispositivos essenciais para discussões e reflexões de aspectos fundantes da cultura brasileira:

“As festas são espaços privilegiados de afirmação de existências, em narrativas múltiplas, complexas, poéticas e potencialmente subversivas. Espaço de ritualização da vida e da morte, (…) de conexão entre as comunidades e com a própria ancestralidade. A festa nos alimenta e nos ensina, a festa nos preserva e nos continua.” – Glaucea Helena de Britto e Raquel Barreto

Por meio de um repertório artístico, que vai da música às artes plásticas, a exposição traz produções contemporâneas e de diferentes períodos, reunindo trabalhos de artistas renomados, como Alberto Pitta, Heitor dos Prazeres, Januário Garcia, Maria Auxiliadora, Nelson Sargento, e Walter Firmo – além de 12 trabalhos inéditos, como Coletivo Lentes Malungas, Eneida Sanches, Lidia Lisboa, Lita Cerqueira, Manuela Navas, Maurício Pazz, Rafael Galante e Rainha Favelada.

Há ainda um recorte de sonoridades e musicalidades, tanto do universo das festas e festejos brasileiros, quanto das intervenções do DJ Machintown e do trombonista Allan Abbadia, além de registros fonográficos da discoteca pessoal de Lélia.

Sesc Vila Mariana

Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana

São Paulo/SP, Brasil

Visitação: de terça a sexta, das 10h às 21h; aos sábados, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 18h.

www.sescsp.org.br

Mais artigos de

Nigerian Modernism – Group Show

Nigerian Modernism – Group Show

London
Oct 8, 2025–May 10, 2026
Roméo Mivekannin: Correspondances

Roméo Mivekannin: Correspondances

Antananarivo
Oct 2, 2025–Mar 21, 2026
The Writing’s on the Wall (TWTW)

The Writing’s on the Wall (TWTW)

Tamale
Sep 13, 2025–Mar 14, 2026
Seydou Keïta: A Tactile Lens

Seydou Keïta: A Tactile Lens

New York
Oct 10, 2025–Mar 8, 2026
Tesfaye Urgessa: Roots of Resilience

Tesfaye Urgessa: Roots of Resilience

Norwich
Sep 20, 2025–Feb 15, 2026