PesquisarOportunidadesEventosSobre a C&Hubs
C&
Revistas
Projetos
Educação
Comunidade
Exposição

Bienal Sesc_Videobrasil

OnlineSesc 24 de Maio18 Outubro 2023 - 25 Fevereiro 2024
Bienal Sesc_Videobrasil

Bienal Sesc_Videobrasil

Intitulada A memória é uma ilha de edição, a Bienal Sesc_Videobrasil ocupa o Sesc 24 de Maio até fevereiro de 2024 com exposição de artistas do Sul Global. A 22ª edição do evento aborda sobre as quatro décadas do Videobrasil e Programas Públicos ao dialogar com a trajetória da mostra ao mesmo tempo em que reflete o momento presente do mundo e aponta para caminhos futuros.

A exposição principal reúne mais de 100 obras de 60 artistas e coletivos de 38 países à margem dos eixos de poder mundial, em que refletem sobre memória e convidam o público a repensar arte a partir de um corpo de ações que revisita as histórias do vídeo, da arte contemporânea e das experimentações.

Com direção artística de Solange Oliveira Farkas e curadoria do brasileiro Raphael Fonseca e da queniana Renée Akitelek Mboya, a bienal se organiza em linhas do tempo em torno de obras marcantes de cada uma das 21 edições do evento. Programas que propõem percursos temáticos, entre panoramas históricos e geopolíticos, são reunidos na Videoteca, além de documentários que trazem as vozes de artistas, de teóricos e do público.

Se colocando como uma plataforma de geração de conhecimento e de criação de redes em territórios marginalizados no mapa mundial das artes, a Bienal, que conta com entrada gratuita, promove conversas com artistas, performances e vivências em uma série de programas públicos ao longo do evento.

Sesc 24 de Maio

Rua 24 de Maio, 109 - República 
São Paulo/SP, Brasil
Visitação: terça a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 18h

www.sescsp.org.br

Mais artigos de

A body covered in white flowers lies on rocky ground.

Ana Mendieta

Tate Modern
15 de jul. de 2026–17 de jan. de 2027
Beyond Representation

Beyond Representation

Pérez Art Museum Miami
7 de dez. de 2023–31 de dez. de 2026
Diverse work uniforms displayed on stands in a bright room with large windows.

Dignidade e luta: Laudelina de Campos Mello

Instituto Moreira Salles
16 de mai.–22 de nov. de 2026
C& CYCLOPEDIA