Comemorando o Cosmos C&

Contemporary And
24 Fevereiro 2023
Revista América Latina
3 min de leitura
O ano de 2023 é um marco especial para a Contemporary And (C&): a plataforma está completando DEZ anos!
Uma década de edições, intercâmbios, escutas, aprendizados, redes de contatos, partilhas, reuniões, colaborações, desenvolvimentos, dança... recebendo apoio local, nacional e internacional, desenvolvendo parcerias próximas e distantes.
Uma década construindo formatos educacionais, trabalhando junto a pessoas envolvidas na crítica, curadoria e com artistas internacionais, em torno dos discursos da arte contemporânea da África e da Diáspora global.
Uma década de crescimento constante da rede da C&, pensando cânones para além de um cânone, escrevendo histórias da arte, criando novos presentes e produzindo futuros no agora.
Em 2013, tudo começou com uma ideia, um site na internet e o nome Contemporary And (C&): concentrando-se em produções artísticas contemporâneas "&" conectadas das formas mais diversas à Africa e à Diáspora global. Havia uma grande vontade de criar uma plataforma digital que conectasse perspectivas criativas do mundo inteiro, facilitasse, refletisse e instigasse discursos e levantasse questões sobre a produção de arte visual da África e sua Diáspora. O ponto crucial era e é garantir acessibilidade a todo conteúdo, somado ao ímpeto de ir além da ideia de centros e além de histórias e presentes singulares.
Um dos primeiros momentos memoráveis da C& aconteceu em Veneza, em 2014, onde foi feita pela primeira vez uma compilação da totalidade de artistas de perspectivas africanas que participaram da Bienal em um mapa dobrável. Quando o Pavilhão de Angola ganhou o Leão de Ouro, a únicaentrevista com o artista do pavilhão Edson Chagas disponível era a que constava daquele pequeno mapa da C&. Em 2014, seguiu-se o lançamento da primeira edição impressa da C& durante a Dak’Art, a Bienal de Dacar. Algumas pessoas ainda se lembram da lendária festa de lançamento na praia. Outro marco foi a edição impressa lançada em 2017 por ocasião da Bienal de São Paulo. Com ela, foi dado o pontapé inicial para o lançamento da Revista C& América Latina um ano depois (2018). A revista é voltada a perspectivas africanas e indígenas que conectam a América Latina, o Caribe e a África.
Durante os últimos dez anos, a C& cresceu, transformando-se em um cosmos presente nas esferas online, offline e no espaço entre elas, com edições impressas da C&, workshops de escrita crítica da C&, programas de mentoria da C&, diversos projetos da C&, tais como o C& Center of Unfinished Business (Centro C& de Negócios Inacabados), comissões da C& e o programaC& Artists Editions.
E a jornada continua. A C& vai continuar mudando sua forma, elaborada e moldada pelas muitas vozes que a sustentam e manifestam.
Desde a primeira ideia e durante todo esse tempo, tivemos a sorte de ter o apoio doifa – Institut für Auslandsbeziehungen (Instituto de Relações Exteriores), que forneceu fundos, coeditou e possibilitou que realizássemos a curadoria e o design da plataforma. O ifa foi e continua a ser nosso maior parceiro e apoiador. Também gostaríamos de agradecer a membros de nossa diretoria por sua contribuição constante, bem como às muitas e muitas instituições que nos apoiam e acompanham, como a Fundação Ford, Musagetes, o British Council, o Goethe-Institut, a Fundação Mellon, e a Fundação Terra, bem como os muitos e muitos parceiros de colaboração e anfitriões, como o CCA Lagos, Raw Material Company, O’Menelik 2Ato, Armory Show, Dak’Art, Doul’Art, Klar’Art, documenta, e a Bienal de São Paulo, para nomear alguns.
E agora prepare-se para um ano de eventos imperdíveis, lançamentos e encontros em painéis e pistas de dança ao redor do mundo!
Tudo começa em Berlim, naGalerie do ifa e noAcud, no dia 18 de março! Mais detalhes serão divulgados em breve na contemporaryand.com e no Instagram @contemporaryand.americalatina.

C& América Latina cura programa de cinema para a Cinelogue com filmes de diretores Afro-indígenas

MAM São Paulo anuncia os artistas do 39º Panorama da Arte Brasileira

A Fundação Bienal de São Paulo anuncia a equipe curatorial da 37ª edição

O Pavilhão das Bahamas volta à 61ª Bienal de Veneza após um hiato de treze anos

Artista peruano Antonio Paucar vence a 11ª edição do Prêmio Artes Mundi
