PesquisarOportunidadesEventosSobre a C&Hubs
C&
Revistas
Projetos
Education
Comunidade
New Orleans

Oficina de Escrita Crítica C& x NAM

C& x NAM Critical Writing Workshop, New Orleans

C&.

04 February 2025

Magazine América Latina Magazine

6 min de leitura

A chamada aberta convida pessoas Negras escritoras que vivem em Nova Orleans para participar da Oficina de Escrita Crítica da C& x NAM. Trata-se de uma imersão de três dias conduzida pelas facilitadoras <b>Nohora Arrieta Fernández</b> e <b>Sherae Rimpsey</b>. A oficina acontecerá na <strong>Tulane University</strong>, em Nova Orleans, de <strong>27 a 29 de março de 2025</strong>.

A Contemporary And (C&) em colaboração com o Museu de Arte Newcomb (NAM) convida pessoas Negras escritoras que vivem em Nova Orleans para participar da Oficina de Escrita Crítica da C&. Trata-se de uma imersão de três dias conduzida pelas facilitadoras Nohora Arrieta Fernández e Sherae Rimpsey. Haverá uma terceira pessoa convidada para facilitar a oficina (a ser confirmada). A oficina será realizada na Universidade de Tulane, entre os dias 27 e 29 de março de 2025, em Nova Orleans.

Objetivos da Oficina de Escrita Crítica da C&

  • Contribuir para a expansão de diferentes narrativas dentro do mundo da arte contemporânea, discutindo práticas de escrita crítica sobre arte e os desafios específicos nos contextos de Nova Orleans e além.
  • Ampliar o suporte e a visibilidade de profissionais emergentes no campo da edição, crítica cultural e demais profissionais das áreas.
  • Conectar escritor*s locais e globais por meio de relações de mentoria, fortalecendo redes diaspóricas.
  • Oferecer uma plataforma para que escritor*s emergentes se conectem e apresentem ao público local a diversidade da escrita crítica e da arte contemporânea.
  • Compartilhar insights sobre os processos de edição textual.
  • Fornecer ferramentas práticas para a elaboração de propostas de textos, redação de resenhas, comentários e ensaios dentro de prazos estabelecidos.

Facilitadoras da OficinaNohora Arrieta Fernández é escritora, pesquisadora e professora assistente de Estudos Afro-Latino-Americanos na UCLA. Sua pesquisa atual foca nas estéticas e tradições intelectuais da Diáspora Africana nas Américas. Publicou ensaios e artigos sobre literatura latino-americana, artes visuais, quadrinhos e Diáspora Afro-Latino-Americana. Colaborou com as revistas Contemporary And, Artishock e Terremoto. Suas produções acadêmicas foram publicadas em Transition, Latin American and Latinx Visual Culture e diversos periódicos no Brasil e na Colômbia. Seu primeiro projeto de co-tradução, Semantic of the World: the Poetry of Romulo Bustos Aguirre, foi publicado pela University of New Mexico Press em 2022. Sua pesquisa recebeu apoio de instituições como Fulbright, Brazilian Studies Association, American Council for Learned Societies e The Andrew W. Mellon Foundation. Foi editora-chefe da BLUE/AZUL, uma coletânea sobre artes visuais na Diáspora Africana, e é cofundadora do coletivo de crítica de arte Dual.

Sherae Rimpsey é artista e escritora. Atua como redatora e editora de arte [Arts Writer and Editor] no Newcomb Art Museum. Seu trabalho já foi exibido dentro e fora dos EU, incluindo no Center for Contemporary Art Ujazdowski Castle em Varsóvia; na Zentral Bibliothek em Zurique, e na Biblioteca Nacional de Buenos Aires, onde foi artista colaboradora do projeto El Último Libro [The Last Book] de Luis Camnitzer. Foi bolsista da prestigiosa Akademie Schloss Solitude, na Alemanha, e recebeu prêmios da Philadelphia Foundation Grant, além de ser Flaherty Fellow. Participou de residências artísticas no Atlantic Center for the Arts e no Vermont Studio Center. Suas obras em desenho, escrita, cinema, performance e som foram exibidas em diversos espaços, incluindo o Kentler International Drawing Space, Roulette Intermedium (Brooklyn, NY), Museum of Contemporary Art Cleveland (OH), Elastic Arts, Constellation, Sector 2337 em Chicago (como parte do Poets Theatre Festival); Lithium Gallery, Comfort Station, South Side Community Art Center, Film Front, Experimental Sound Studio, e na Biblioteca Harold Washington em Chicago. Contribuiu com som e escritos para o projeto SLOW DANCES de Matt Mehlan, SLOWER DANCES, e participou como artista convidada do grupo Every House Has A Door, na produção Carnival of the Animals. Artista em participação com Clifford Owens no projeto Second Mind / Alto Age de Kamau Amu Patton, obra de arte e gravação em edição limitada comissionada pela Pulitzer Arts Foundation, em conjunto com a exposição Terry Adkins: Resounding. Rimpsey publicou sua poesia na Oyez Review, Collected e Homonym Journal, e seus ensaios críticos sobre arte e cinema na ART PAPERS. Seu primeiro livro de poemas em formato integral, neon neon foi publicado pelo selo independente Shinkoyo_Artist Pool. Ela possui Bacharelado em Tecnologia & Mídia Integrada, com ênfase em Cultura Visual, pelo Cleveland Institute of Art, e mestrado em Escrita pela School of the Art Institute of Chicago.

Como se Candidatar

Pessoas interessadas devem enviar os seguintes documentos para info@contemporaryand.com:

  • Currículo (CV)
  • Carta de motivação (máx. 1 página)
  • Amostra de escrita (máx. 1000 palavras)

Critérios para seleção:

  • Ter experiência com escrita jornalística ou cultural, incluindo escrita criativa, poesia ou produção para redes sociais.
  • Interesse em práticas artísticas visuais e/ou áreas relacionadas.

O idioma de instrução da oficina é o inglês. Encorajamos candidaturas de pessoas que (também) escrevem em outros idiomas como português brasileiro ou espanhol. Serão selecionad*s até 12 participantes. Todos os documentos devem ser enviados juntos em um único arquivo PDF para info@contemporaryand.com.

<b>Prazo limite para envio da candidatura: 13 de março de 2025</b>

Em caso de dúvidas sobre a inscrição, envie um e-mail para info@contemporaryand.com com o assunto “Oficina de Escrita Crítica da C& com o Newcomb Art Museum”.

<b>Sobre o Newcomb Art Museum</b>

O Museu de Arte Newcomb (NAM) da Universidade de Tulane dá continuidade ao legado do Newcomb College na educação, no empreendedorismo social e na expressão artística. As exposições do NAM apresentam artistas e coleções que refletem as tendências mais recentes da arte contemporânea, tanto a nível nacional quanto global. Com o apoio adicional de professores de diversas faculdades da Universidade de Tulane, os programas interdisciplinares do museu também abordam questões socioculturais e cívicas de grande relevância.

<b>Sobre a Contemporary And</b>

A <i>Contemporary And (C&)</i> é uma plataforma dinâmica que divulga e conecta ideias e discursos sobre as artes visuais contemporâneas. Além do C& Education, <i>C& Print Projects</i> e do C& Center of Unfinished Business, a plataforma publica duas revistas. A C& Magazine publica semanalmente artigos, colunas, resenhas e entrevistas em inglês e francês. A C&AL Magazine foca em perspectivas Negras e Indígenas que conectam a América Latina, o Caribe e a África, e publica textos em português, espanhol e inglês.

O programa de mentoria e a Oficina de Escrita Crítica da C& contam com o generoso apoio da Terra Foundation for American Art.

Sobre a Terra Foundation for American Art

Fundada em 1978, com escritórios em Chicago e Paris, a Terra Foundation for American Art apoia organizações e indivíduos ao redor de todo o mundo, promovendo diálogos interculturais e incentivando práticas transformadoras que ampliam e divulgam narrativas plurais da arte nas Américas. Esse compromisso se concretiza por meio de seu programa de concessão de bolsas, sua coleção e demais iniciativas.




Mais artigos de

Imani Jacqueline Brown: What remains at the ends of the earth? - Contemporary And

Imani Jacqueline Brown: What remains at the ends of the earth?