C& Artists’ Edition #5 Zohra Opoku

C& Artists’ Edition by Zohra Opoku. Left and right: Give Me Back My Black Dolls (2024), shown in two of five different color variations. Photo: C&.
19 Setembro 2024
Revista América Latina
3 min de leitura
Estamos felizes de apresentar a nova C& Artists’ Edition, com Zohra Opoku – uma de nossas colaboradoras desde o início. Cada uma de suas 25 obras foi impressa em tela e bordada à mão pela artista em seu ateliê em Acra.
Temos o prazer de anunciar nossa nova C& Artists’ Edition em colaboração com Zohra Opoku. A artista faz parte da nossa rede desde a concepção da C& e é uma honra e um prazer trabalhar com ela novamente.
Intitulada Give me back my black dolls (Devolva-me minhas bonecas Negras) – uma citação do poema “Limbé”, do poeta Léon-Gontran Damas, do Négritude – a obra apresenta um retrato de Zohra Opoku quando criança e representa o primeiro encontro com uma composição visual que conduz a seu novo conjunto de obras homônimo. Este novo foco fortalece a missão constante de Opoku de encorajar crianças não-brancas a amar e aceitar a si mesmas e umas às outras.
“No retrato, tenho dois ou três anos e estou em frente a um dos lugares favoritos da minha infância, a fazenda de meus avós (Spreewald, Alemanha). Esta é uma representação das memórias incríveis dos meus primeiros anos, antes de começar a ir à escola no Norte da Alemanha Oriental, depois de minha mãe ter se formado e se mudado para iniciar seu primeiro trabalho. Na fazenda, a conexão com a natureza e os animais, e o contato com os ofícios familiares, como tricô, crochê, bordado e costura, eram fortes. Estou usando as botas de jardinagem do meu avô. Ele era meu herói em muitos aspectos – raramente eu saía de perto dele. Hoje, entendo que meus primeiros anos e a base da minha identidade foram definidos ali, antes que as dificuldades tivessem começado na minha juventude – antes da escola, onde o bullying, o idealismo estético e a adolescência criassem efeitos diferentes no meu senso de identidade. O desenho apresentado nesta edição representa um momento de cristalização da identidade, inspirado por meu filho Junior, que completou 20 anos este ano. Tenho feito escolhas para ele que o permitiram desenvolver uma mente forte como uma criança africana, sabendo quem ele é e de onde vem. Eu adoro que ele tenha essa oportunidade – de sair para o mundo muito consciente de si mesmo, de seu legado ganense e da beleza e do poder de sua Negritude.”
Sobre a artista
Zohra Opoku é uma artista alemã-ganense que vive e trabalha em Acra, Gana. Opoku é internacionalmente reconhecida por suas obras têxteis, que entrelaçam temas históricos e pessoais, particularmente no contexto da Gana contemporânea. Sua obra já foi exibida na Fundação Nubuke de Acra, no Museu Guggenheim de Bilbao, no Museu de Arte de Cleveland e na Casa das Culturas do Mundo e Palais Populaire de Berlim, entre outros. Sua obra está na coleção de instituições como a Coleção Cleveland Clinic, o Museu Real de Ontario, o Museu de Arte do Condado de Los Angeles, a Tate Modern de Londres, e, mais recentemente, o Centro Pompidou, em Paris. Opoku é representada pela Galeria Mariane Ibrahim de Chicago/Paris/Cidade do México.
Sobre a C& Artists’ Editions
A C& Artists’ Editions é uma série de edições especialmente encomendadas por artistas que tem colaborado e integrado a rede da C& desde seu lançamento em 2013. A C& Artists’ Editions oferece um portfólio acessível e colecionável de obras de antigas e novas gerações de artistas da África e da Diáspora Global. Toda a renda é revertida diretamente para artistas e para o futuro programa da C&.
Para mais informações sobre a edição e como adquirí-la, clique aqui.
Leiaaqui uma conversa com Zohra Opoku.
de
Anúncio

Yina Jiménez Suriel e Raphael Fonseca são os diretores artísticos da Bienal Sequences da Islândia

MAM São Paulo anuncia Diane Lima como curadora do 39º Panorama da Arte Brasileira

MACAS amplía su colección de arte afropuertorriqueño
de
Artist talk

Fidel Ernesto: transitando entre o digital e o físico

Uma viagem à mente e à obra de Julien Creuzet
