Mulheres negras e suas narrativas

Mulheres negras e suas narrativas
15 March 2022
Carolina Maria de Jesus foi uma autora de vasta produção, grande parte ainda inédita. Formou uma tradição na literatura brasileira que permitiu e garantiu a possibilidade e a presença de outras mulheres negras. Além disso, em muitas de suas obras vocalizou questões presentes na vida de muitas mulheres. Rompeu barreiras de raça, gênero e classe para ser editada e lida.
Esta conversa com Esmeralda Ribeiro, Geni Guimarães, Miriam Alves e mediação de Raquel Barreto aborda suas publicações, suas relações com a própria Carolina e as possibilidades e os desafios presentes no campo editorial para escritoras negras hoje.
O debate faz parte do ciclo Carolina Maria de Jesus em pauta, que acompanha as últimas semanas da mostra Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros. A exposição apresenta a escritora, que incursionou em vários gêneros literários, como mulher negra, mãe, artista circense, compositora, cantora – uma multiartista. Carolina é observada como uma intérprete do país, uma pensadora incontornável sobre nossa realidade social, política e cultural.
Assista a conversa no Youtube.
Mais artigos de

Nigerian Modernism – Group Show
Oct 8, 2025–May 10, 2026

Roméo Mivekannin: Correspondances
Oct 2, 2025–Mar 21, 2026

The Writing’s on the Wall (TWTW)
Sep 13, 2025–Mar 14, 2026

Seydou Keïta: A Tactile Lens
Oct 10, 2025–Mar 8, 2026

ECHO DELAY REVERB: American Art and Francophone Thought – Group Show
Oct 22, 2025–Feb 15, 2026

Tesfaye Urgessa: Roots of Resilience
Sep 20, 2025–Feb 15, 2026