Ciclos, Strata e Das Passagen-Werk

Helô Sanvoy, Sem título (lucidez difusa), 2025. Foto: Flavio Freire
31 Março 2026
Encerra: 30 maio 2026
A Aura apresenta a exposição Ciclos, Strata e Das Passagen-Werk, individual de Helô Sanvoy com curadoria de André Pitol. A exposição reúne um conjunto de trabalhos, em sua maioria inéditos, entre os quais estão presentes as pesquisas intituladas Eiro e Lucidez Difusa.
Manuseando carvão, pó de pau-brasil e cera de abelha sobre lona, a primeira parte do sufixo de "brasileiro" para refletir sobre como a identidade nacional se construiu historicamente a partir do trabalho e da extração. Ao contrário de outros gentílicos como “francês”, “japonês” ou “italiano”, cuja desinência indica a origem nacional, “brasileiro” é, etimologicamente, um termo ocupacional. Durante os séculos XVI e XVII, designava aquele que extraía e comercializava o pau-brasil. Ou seja, a identidade brasileira foi, desde sua gênese, associada ao trabalho e às relações desiguais de produção, ao passo que essa história foi naturalizada na própria forma como nos nomeamos.
Ao utilizar esses materiais que remetem aos extrativismo colonial, a prática de Sanvoy sua evidencia os ciclos econômicos e produtivos que formam a história deste país, desde que passou a se chamar Brasil.
Aura
Rua da Consolação, 2767 - Jd. Paulista
São Paulo/SP, Brasil
Visitação: de segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábados, das 11h às 17h.
Mais artigos de
Beyond Representation
7 de dez. de 2023–31 de dez. de 2026
M’barek Bouhchichi: Les mains des poètes
24 de abr.–17 de out. de 2026
Cecilia Vicuña - The vanished glacier
30 de abr.–20 de set. de 2026
Panmela Castro – A Crônica da Não-Solidão
14 de mar.–6 de set. de 2026
The Narratives of Migration
27 de mar.–26 de ago. de 2026
Zumví Arquivo Afro Fotográfico
28 de mar.–23 de ago. de 2026




