Yina Jiménez Suriel e Raphael Fonseca são os diretores artísticos da Bienal Sequences da Islândia

Raphael Fonseca y Yina Jiménez Suriel, Directores Artísticos de Sequences 2027. Foto: Vikram Pradhan
A Bienal Sequences da Islândia anuncia os curadores Raphael Fonseca e Yina Jiménez Suriel como diretores artísticos de sua 13ª edição, que será realizada em Reikiavik de 1º a 10 de outubro de 2027.
No início deste ano, Sequences lançou uma chamada aberta que recebeu mais de setenta candidaturas. Após sua avaliação, a direção selecionou a dupla para desenvolver o conceito artístico do festival de 2027. De acordo com Tinna Guðmundsdóttir, presidente do conselho de Sequences, ambos contribuem com “uma visão internacional sólida e novas formas de ativar o diálogo entre arte e sociedade”.
Nascido no Rio de Janeiro e residente em Denver, Raphael Fonseca é chefe do Departamento de Arte Latino-Americana Moderna e Contemporânea no Denver Art Museum. Sua prática aborda as interseções entre história da arte, ficção, resiliência e educação. Ele também integra a equipe curatorial da 3ª Counterpublic Trienal (St. Louis, 2026) e recentemente ocupou o cargo de curador-chefe da 14ª Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2025).
Da República Dominicana, Yina Jiménez Suriel trabalha em torno da imaginação, dos processos emancipatórios e das políticas do movimento. É curadora de The Current IV, um programa transdisciplinar da TBA21-Academy, e editora associada para a América Latina e o Caribe na Contemporary And (C&), além de desenvolver projetos expositivos na Europa e no Caribe.
“Estamos encantados e honrados em curar a Sequences em 2027. Acreditamos que esta é uma oportunidade excepcional para conhecermos a cena artística da Islândia e da região nórdica. Também esperamos que, paralelamente, nossas experiências — predominantemente com artistas da América Latina, do Caribe e do chamado Sul Global — possam contribuir para a comunidade criativa islandesa. A colaboração é essencial em nossos processos criativos como curadores, e estamos ansiosos para aprofundá-la nos próximos dois anos em Reykjavík”, afirmam Fonseca e Jiménez Suriel.
O tema, a lista de artistas e mais detalhes sobre a edição serão anunciados progressivamente durante os próximos dois anos.
Sequences é um festival internacional organizado por artistas, que acontece a cada dois anos em Reykjavík, Islândia. Com foco na arte contemporânea e nas mídias baseadas no tempo, o festival cria uma plataforma para a criação artística experimental e promove conexões entre artistas islandeses e internacionais. Sequences é organizado pelo Living Art Museum, Kling & Bang e Icelandic Art Center.
de
Anúncio

MAM São Paulo anuncia Diane Lima como curadora do 39º Panorama da Arte Brasileira

MACAS amplía su colección de arte afropuertorriqueño

Third Horizon curates a new Cinelogue program exploring decolonial cinema and liberatory imagination from the Caribbean
de
Curation

Destaques da C&AL em 2025 que você pode ter perdido

Retrospectiva 2025
