MAM São Paulo anuncia Diane Lima como curadora do 39º Panorama da Arte Brasileira

Diane Lima, curadora do 39º Panorama da Arte Brasileira do MAM São Paulo. Foto: Mariana Valente.
10 Dezembro 2025
Revista América Latina
2 min de leitura
O projeto curatorial de Diane Lima, Depois que tudo foi dito, questiona a direção da produção artística e busca ampliar os limites da representação estética por meio de um exercício radical de imaginação.
O processo seletivo para a curadoria do Panorama da Arte Brasileira, exposição bienal realizada pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo, é o resultado de um trabalho de cerca de cinco meses conduzido pela direção do MAM e pela Comissão de Artes do museu composta por Alexia Tala, Claudinei Roberto da Silva, Cristiana Tejo, Daniela Labra e Rosana Paulino, que auxilia o curador-chefe da instituição, Cauê Alves.
“O projeto de Diane Lima foi selecionado por ampliar os debates sobre as conquistas das políticas de representação na programação cultural do país e por propor um olhar que desloca leituras convencionais da arte contemporânea brasileira, algo fundamental para o Panorama da Arte Brasileira”, comenta Cauê Alves.
A curadora reflete sobre o momento presente e seus desdobramentos: onde estamos, até onde chegamos e o que desejamos imaginar para além do já dito e do já visto. A edição de 2026 busca compreender como as políticas de representação impactam continuamente a percepção, a crítica e o futuro da prática artística no país.
Inspirado em uma questão filosófica proposta por Denise Ferreira da Silva, o título da exposição convida a pensar o que se torna possível quando uma obra se recusa a ser imediatamente decifrada. A partir desse diálogo, Lima desenvolve uma abordagem que conecta diferentes gerações, linguagens, materialidades e regiões, reunindo práticas que desestabilizam geografias mentais, recusam classificações rígidas e convocam novas sensibilidades para pensar a arte brasileira contemporânea.
A 39ª edição do Panorama da Arte Brasileira tem inauguração prevista para setembro de 2026, na sede do MAM São Paulo, no Parque Ibirapuera, após a conclusão das reformas da marquise e da instituição.
O Panorama da Arte Brasileira é uma exposição bienal realizada pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo desde 1969. Consolidada como uma das mostras mais importantes do calendário artístico nacional, a exposição apresenta, a cada edição, recortes curatoriais que discutem debates urgentes da contemporaneidade e evidenciam a diversidade da produção artística no país, fortalecendo o diálogo entre artistas, instituições e públicos.
de
Anúncio

Yina Jiménez Suriel e Raphael Fonseca são os diretores artísticos da Bienal Sequences da Islândia

MACAS amplía su colección de arte afropuertorriqueño

Third Horizon curates a new Cinelogue program exploring decolonial cinema and liberatory imagination from the Caribbean
de
Brasil

Retrospectiva 2025

Corpos em estado de erupção: A performance e metamorphose de Malu Avelar
