Rubem Valentim: a ordem do sensível

Vista da exposição Rubem Valentim: a ordem do sensível, MAM Rio, 2026. Foto: Divulgação
23 Juin 2026
Clôture: 2 août 2026
A mostra Rubem Valentim: a ordem do sensível, em cartaz no MAM do Rio, é dedicada a um dos nomes mais relevantes da arte brasileira do século 20. Ao longo de mais de quatro décadas, o artista desenvolveu uma produção marcada por composições estruturadas e pelo diálogo com matrizes brasileiras, especialmente africanas e indígenas.
Em 1976, Valentim relata a busca por uma ordem sensível em seu Manifesto ainda que tardio. “A geometria é um meio. Procuro a claridade, a luz da luz”, diz. Ao refletir sobre seu trabalho, identifica uma organização da experiência: “[…] sou um indivíduo tremendamente inquieto e substancialmente emotivo. Talvez precisamente por isso busco, ávido, na linguagem plástica visual que uso, uma ordem sensível, contida, estruturada”.
A exposição é organizada em seis núcleos que correspondem às cidades que marcaram sua trajetória. O percurso tem início em Salvador, onde desenvolve suas primeiras experiências a partir da observação do cotidiano, da cultura material, dos objetos rituais das religiões de matriz africana e da arte moderna europeia. No Rio de Janeiro, para onde se muda em 1957, sua pesquisa ganha rigor construtivo e densidade simbólica, adotando signos como princípios organizadores.
Em Roma, Valentim aprofunda a articulação vertical dos elementos, apontando para uma dimensão totêmica. De volta ao Brasil, fixa-se em Brasília, onde expande sua prática para o campo tridimensional e formula o Alfabeto Kitônico, sistema que sintetiza sua investigação sobre linguagem, cultura e construção. Nos anos finais de sua vida, entre Brasília e São Paulo, amplia seu repertório, desenvolvendo estudos com outros sistemas de crenças, como o I Ching e a ordem esotérica Rosa-Cruz.
Destaque da mostra é a apresentação do Templo de Oxalá, instalação criada em 1977. Composto por estruturas totêmicas dispostas no espaço, o trabalho traduz, em escala ambiental, a linguagem desenvolvida por Valentim ao longo de sua trajetória.
MAM Rio
Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo
Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Visitação: de quarta a sábado, das 10h às 18h. Domingos, das 11h às 18h.
Plus d'articles de
Beyond Representation
7 déc. 2023–31 déc. 2026
C& América Latina curates film program for Cinelogue featuring Films by Afro-Indigenous Directors
1 juil.–31 déc. 2026
Dignidade e luta: Laudelina de Campos Mello
16 mai–22 nov. 2026
M’barek Bouhchichi: Les mains des poètes
24 avr.–17 oct. 2026
Belkis Ayón: Mito y desobediencia
16 juil.–12 oct. 2026
Cecilia Vicuña - The vanished glacier
30 avr.–20 sept. 2026




