No meio do peito um buraco fundo...

No meio do peito um buraco fundo...
Está em cartaz, na HOA Galeria, a individual de Laís Amaral No meio do peito um buraco fundo, o mais fundo da cachoeira, onde a luz não vem de fora, cujo título é inspirado em uma das primeiras obras da artista.
A exposição é um marco na carreira da artista, apresentando quinze obras que mergulham nas profundezas das memórias de infância da artista. Através de suas pinturas, Laís Amaral examina a tensão entre a liberdade simbolizada pela água e a aridez da vida urbana no Brasil.
Com uma forte conexão com as manualidades, Laís Amaral se autodenomina uma artista-artesã. Para ela, o gesto de criação soa como sinônimo da palavra ‘caminho’, onde a materialidade é a tentativa de compreender quem somos para além dos lugares estipulados pela ótica socioestrutural moderna. Sua prática artística transcende as expectativas tradicionais da arte abstrata. Através de procedimentos não convencionais como acumulações, raspagens e sobreposições, a artista experimenta o não figurativo e a criação de códigos particulares, passando por uma linguagem sensível que foge da linearidade, utilizando, além da pintura, materiais como miçangas e palha em suas criações.
O elemento central de seu trabalho é a água, que ela entende como uma manifestação de umidificação, um "vazamento" em resposta às desertificações, buscando "molhar os modos de existir" como um processo de ‘hidratação existencial’ que é fortalecido pelo direito à sensibilidade. Essa abordagem está intimamente ligada a Oxum, a divindade yorubá associada às águas doces, representando fertilidade, multiplicação e progresso humano.
"Nesta exposição, diversos códigos são explorados, transformando memórias lodosas em beleza e desesperança em amor" – afirma Nathalia Grilo, curadora adjunta da HOA e autora do texto da exposição.
HOA Galeria
Rua Brigadeiro Galvão, 480, Barra Funda.
São Paulo/SP, Brasil
Visitação: de terça a sábado, das 10h às 19h.
Plus d'articles de

Nigerian Modernism – Group Show
Oct 8, 2025–May 10, 2026

Roméo Mivekannin: Correspondances
Oct 2, 2025–Mar 21, 2026

The Writing’s on the Wall (TWTW)
Sep 13, 2025–Mar 14, 2026

Seydou Keïta: A Tactile Lens
Oct 10, 2025–Mar 8, 2026

ECHO DELAY REVERB: American Art and Francophone Thought – Group Show
Oct 22, 2025–Feb 15, 2026

Tesfaye Urgessa: Roots of Resilience
Sep 20, 2025–Feb 15, 2026