SearchOpportunitiesEventsAbout UsHubs
C&
Magazines
Projects
Education
Community
Brazil

MASP contrata curadora indígena

MASP contrata curadora indígena

localeString

12 January 2020

Magazine América Latina Magazine

2 min read

Sandra Benites, de origem Guarani Nhandewa, é nova curadora adjunta de arte brasileira.

Sandra Benites é a nova curadora adjunta de arte brasileira do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP. Sandra é Guarani Nhandewa, doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e curadora.

Trata-se de um marco, já que essa é a primeira vez que uma curadora indígena é contratada por um museu de arte no Brasil. Sandra trabalhará em diversas iniciativas do MASP, que tem procurado trazer, cada vez mais, artistas e histórias indígenas de diversas maneiras em suas iniciativas. A contratação fortalece a presença de vozes e arte indígenas no programa do museu e sua presença será especialmente importante em 2021, quando o MASP dedicará toda a sua programação às “Histórias indígenas” ao redor do mundo.

Este projeto recentemente ganhou o Sotheby’s Prize, que visa reconhecer excelência curatorial e apoiar exposições que exploram temas negligenciados ou sub-representados da história da arte.

Sandra Benites trabalha, desde 2004, com educação indígena. Foi professora de arte em uma escola de ensino fundamental em Aracruz, Espírito Santo, na comunidade Guarani entre 2004-2012 e coordenadora pedagógica na Secretaria de Educação em Maricá, no Rio de Janeiro, assessorando escolas indígenas. Foi curadora da exposição DjaGuata Porã: Rio de Janeiro Indígena no Museu de Arte do Rio em 2017-18 e é co-curadora de exposição sobre lideranças indígenas no Sesc Ipiranga a ser realizada em 2020.

“O projeto da exposição ‘Histórias indígenas’ no MASP é muito importante para despertar memórias indígenas, muitas das quais se encontram adormecidas. Quando falamos em histórias, sempre falamos de um conhecimento ancestral, e o objetivo será o de narrar essas histórias a partir de uma visão indígena sobre o ‘ywy rupa’, que é a territorialidade Guarani”, afirma Sandra.

“Estamos nos sentindo extremamente sortudos em poder trazer Sandra para nosso time e já estamos colaborando com ela de diferentes formas”, afirma Adriano Pedrosa, diretor artístico da instituição. “Essa é uma virada para MASP e também para o cenário museológico como um todo, já que lideramos esse caminho para construção de narrativas mais plurais, diversas e inclusivas, não apenas discutindo e exibindo arte indígena, mas ao conseguir fazer isso sob a orientação excepcional de Benites.”

masp.org.br

Read more from

Abstract sculpture composed of multi-colored fabric-wrapped ropes and bundled forms, suspended against a white wall.

Confronting the Absence of Latin America in Conversations on African Diasporic Art

Vibrant artwork featuring stylized birds and creatures composed of intricate patterns, lines, and textures.

Macuxi Jaider Esbell: An Indigenous Life Cut Short by Epistemic Extractivism

A black and white triptych of three women. From left to right: a woman with voluminous curly hair, a woman with short curly hair wearing a patterned shirt, and a woman with long wavy hair.

Comigo ninguém pode will be the exhibition that represents Brazil at the Biennale Arte 2026

Read more from

Biophillick: Connecting Ancestries Through Technology

Biophillick: Connecting Ancestries Through Technology

To Spring From Salted Earth - Contemporary And

To Spring From Salted Earth

An Afro-Indigenous Reawakening: The Year in Review

An Afro-Indigenous Reawakening: The Year in Review