Sidney Amaral: um espelho na história

Sidney Amaral: um espelho na história
A fim de reconhecer a relevância e a contribuição para a materialização da arte contemporânea brasileira, mais de 100 obras de Sidney Amaral, entre aquarelas, objetos tridimensionais, litogravuras, fotografias e trabalhos inéditos como colagens e estudos criativos, estarão reunidos na exposição “Sidney Amaral: um espelho na história”, realizada pela Almeida & Dale Galeria de Arte, em parceria com a HOA Galeria. Documentos, cadernos, entrevistas e registros íntimos servem como direcional narrativo para delinear as diferentes fases da carreira e da vida do artista. A curadoria é de Luciara Ribeiro.
Além das obras curadas do ateliê pessoal de Amaral, a mostra conta com produções de seis jovens artistas: M0xc4, Almeida da Silva, George Teles, Marlon Amaro, Rafaela Kennedy e Mayara Veloso. Todos eles desenvolveram obras exclusivas a partir das provocações imagéticas de Sidney Amaral, que constantemente se colocou como agente ativo das próprias produções, interessado em interlocuções do cotidiano, do corpo enquanto instrumento de individuação e a consequente crítica histórica-racial do Brasil.
A exposição apresenta diferentes períodos da carreira de Sidney Amaral, realizando um panorama em sua produção e vida. Há obras pouco conhecidas, como algumas colagens e desenhos, há materiais pessoais, como cadernos de estudo, fotografias pessoais, e a exibição de um vídeo-entrevista gravado com o núcleo familiar, amigos e admiradores.
A dinâmica expográfica é organizada em espaços a fim de proporcionar a construção de um repositório de proposições críticas para o imaginário da cultura brasileira através das questões sociopolíticas e seus atravessamentos subjetivos em aspectos pessoais e estruturais, âmbitos intrínsecos às produções do artista, falecido em maio de 2017. Os aspectos poéticos e líricos que transcendem a profusão de discursos de pessoas racializadas, para além dos estereótipos cunhados historicamente, seguem possibilitando a construção de novas poéticas alheias à definição de tempo-espaço. E, é o movimento de presentificação de Sidney para além da matéria que fomenta as proposições do projeto como um todo.
Almeida & Dale Galeria de Arte
Rua Caconde, 152, Jardim Paulista.
São Paulo/SP, Brasil
View more from

Symposium: 5-plus-1: Rethinking Abstraction
Sep 30, 2018

Afro Culture: On Being Human and Other Myths
Jun 22, 2017

»Afrotopia« An Evening with Felwine Sarr & Bénédicte Savoy
Jan 16, 2019

Art – How Much is it Still an Idea for the Future?
Dec 6, 2018

Artachat with Yvette Mutumba
Jun 22, 2017

Arthur Jafa, Dreams are Colder Than Death (Film, 2013)
Sep 13, 2018