SearchOpportunitiesEventsAbout UsHubs
C&
Magazines
Projects
Education
Community
Event

Comodato MASP Landmann — cerâmicas e metais pré-colombianos

Jun 30, 2023 - Sep 03, 2023
Comodato MASP Landmann — cerâmicas e metais pré-colombianos

Comodato MASP Landmann — cerâmicas e metais pré-colombianos

19 June 2023

Closes: 3 September 2023

O MASP apresenta, de 30 de junho a 3 de setembro de 2023, a mostra Comodato MASP Landmann — cerâmicas e metais pré-colombianos. Com curadoria de Marcia Arcuri, curadora-adjunta de arte pré-colombiana e assistência de Leandro Muniz, assistente curatorial, a exposição traz 721 artefatos pré-colombianos produzidos por povos ameríndios entre os séculos 2 a.C. e 16, e é acompanhada do lançamento de um catálogo com três ensaios inéditos em português.

A mostra reúne artefatos que espelham o diversificado repertório de idéias, gestos, técnicas e práticas materializadas principalmente em cerâmica e metal, mas também em madeira, pedra e osso, objetos cujas composições também integram plumas, fibras e pigmentos vegetais ou minerais.

“A história das populações originárias do continente americano é pouco conhecida pela maioria dos brasileiros, estando praticamente ausente em referências bibliográficas e nos livros didáticos produzidos no país. Por outro lado, a difusão do conhecimento arqueológico e etnográfico da América Indígena vem se ampliando a partir de iniciativas de museus e outras instituições do campo das artes. É neste cenário que se apresenta a segunda exposição do Comodato MASP Landmann”, pontua a curadora-adjunta de arte pré-colombiana Marcia Arcuri.

Comodato MASP Landmann — cerâmicas e metais integra a programação anual do MASP dedicada às Histórias indígenas.

MASP</strong>

Avenida Paulista, 1578. Bela Vista.

São Paulo/SP, Brasil.

Visitação: de quarta a domingo, das 10h às 18h (entrada até às 17h); terça gratis, das 10h às 20h (entrada até as 19h).

masp.org.br

View more from

Beyond Representation

Beyond Representation

Dec 7, 2023–Dec 31, 2026
Tierras reimaginadas: migración

Tierras reimaginadas: migración

Aug 23, 2025–Aug 2, 2026
Jangueando: Recent Acquisitions

Jangueando: Recent Acquisitions

Aug 28, 2025–Jul 31, 2026
Nigerian Modernism – Group Show

Nigerian Modernism – Group Show

Tate Modern
Oct 8, 2025–May 10, 2026
Roméo Mivekannin: Correspondances

Roméo Mivekannin: Correspondances

Antananarivo
Oct 2, 2025–Mar 21, 2026
The Writing’s on the Wall (TWTW)

The Writing’s on the Wall (TWTW)

Tamale
Sep 13, 2025–Mar 14, 2026